terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Retomada do curso de Serigrafia - 2ª momento

O Instrutor Fco. Márcio deu continuidade ao Curso de Serigrafia - pelo Projeto Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Beberibe - SASC, retomando as atividades programadas pelo curso. Este curso teve a parceria do Centec-CVT com a Prefeitura Municipal de Beberibe. Realizou todos os procedimentos teóricos e práticos, promoveu a integração do grupo, desenvolvendo a auto-estima e habilidades da turma.
As atividades foram bem prática e objetivas, deixando a turma preparada para dar prosseguimento ao trabalho de produção (emprego e renda).
Teve o acompanhamento do CRAS Sertão (nas pessoas de José Carlos e Tatiane) e parceria do ABC (Ricélio Costa).

Projeto Primeiro Passo - Serigrafia Artesanal

O Projeto Primeiro Passo - turma de Serra do Félix retomou suas atividades no dia 16/01/09 com o módulo: Serigrafia Artesanal, ministrado pelo instrutor Fco. Márcio (Beberibe), com uma carga horária de 100h/a. Participam deste Projeto 25 jovens entre 18 e 21 anos incompletos. A turma demonstra bastante interesse, compromisso e responsabilidade, aplicando suas competências e habilidades, de forma prazerosa e dinâmica. É muito satisfatório poder observar o bom desempenho e bom proveito dos jovens no desenvolvimento do curso.Percebe-se o introsamento da turma, a participação ativa eo mais importante o desejo de aprender.

Curso Farmácia Viva - Inclusão Produtiva

Esta turma faz parte do Curso de Farmácia Viva, na qual foram capacitados 14 pessoas pelo Instrutor Evandro (Centec-Beberibe/CVT), em convênio com a Prefeitura de Beberibe (especificamente pela SASC). Este grupo está preparado e dará continuidade a este trabalho, na produção de remédios medicinais como: xaropes, pomadas, sabonetes, chás, etc. A finalidade deste curso foi promover a participação de famílias de Serra do Félix, no intuito de oferecer trabalho e renda. Tem como referência o CRAS Sertão e parceria com o ABC da Serra.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Confraternização de Funcionários - Final de Ano

O ABC da Serra tem a tradição de realizar sua festa de confraternização de final de ano, como também comomorar a data de aniversário de seus funcionários. É de grande satisfação nossa poder manter este momento, pois traz muita paz, alegria, reconhecimento e valorização. Todos sentem-se muito bem e estimulam esta prática.

Estamos comemorando o final de 2008 com sucesso e confreternizando a chegada do ano de 2009 com muita paz, saúde e prosperidade.

Trocamos presentes como prova de carinho, respeito, companheirismo, camaradagem e profissionalismo.

VI COLÔNIA DE FÉRIAS 2009.1

O ABC da Serra, no mês de janeiro, no período de 05/01/09 à 16/01/09 (duração de 15 dias) realizou mais uma COLÔNIA DE FÉRIAS, com a participação de 85 componentes, divididos em duas equipes, com o desenvolvimento do tema: FAMÍLIA - Alicerce da Vida, promovendo várias atividades, dentre elas: RECREAÇÕES, DINÂMICAS, PROVAS RELÂMPAGO, GRITO DE GUERRA, CAÇA AO TESOURO.
TORTA NA CARA COM PERGUNTAS E RESPOSTAS, CORRIDAS INDIVUDUAIS E COLETIVAS, BRINCADEIRAS VARIADAS, ...

ATLETISMO, CICLISMO, CIRCUITO, ATIVIDADES DE ARTES CRIADAS, DE RACIOCÍNIO LÓGICO, QUEBRA CABEÇA, ...

JOGOS ESPORTIVOS, ENVOLVENDO FUTSAL, VÔLEI E BASQUETE.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Noite Cultural e Desfile da Garota Distrito 2008/2009

No dia 19/12/08 (sexta) foi realizado a Noite Cultural com várias apresentações culturais. O CEI - Crescendo e Aprendendo de Serra do Félix fez a abertura da festa com a música de parabéns, abrindo assim a programação programada. Esta apresentação foi um dos destaques da noite.
Houve apresentação instrumental, com a participação dos jovens do violão (ABC), trabalho do monitor Geovane Nunes (Binha).
Tivemos venda de comidas típicas, com a barraca da Escola e do ABC, com a participação da Escola de L. Queimada.
A dança de rua do ABC também esteve presente, mostrando uma coreografia desportiva e atlética muito interessante. Este trabalho foi feito pelo Antônio Humberto (monitor de dança e teatro).
Foi reapresentado os vencedores do II Festival de Música do ABC, que aconteceu em setembro de 2008, mostrando os talentos da terra. O monitor Hélio Rubens foi o encarregado por este trabalho.
Na 2ª parte do evento, aconteceu o Desfile de 07 belas garotas do Distrito de Serra do Félix, cada uma representando uma comunidade: Surubim, Boqueirão do Cesário, Sussuarana, Tapuio, Umari, Lagoa Queimada e Serra do Félix.
O desfile foi organizado (preparação e ornamentação) e produzido (figurino, maquiagem, cabelo) por GABRIEL SANTANA (da Secretaria de Cultura de Beberibe), com a colaboração de Antônio Humberto (monitor de dança e teatro do ABC), Levi Lima (Cultura), dentre outras colaborações. Um dos destaque do desfile foi a jovem REBEKA RODRIGUES, que ficou em 2° lugar (este ano). A mesma já havia participado outras (02) duas vezes. Dentre os nossos convidados estavam Odivar Facó (Prefeito de Beberibe); Uydilla (1ª Dama) e César Colaço (Vice-prefeito).
A jovem JANE NASCIMENTO, representando a comunidade de Boqueirão do Cesário foi a vencedora do Desfile Garota Distrito 2008/2009 (pela 2ª vez) , recebendo das mãos do Prefeito de Beberibe - Odivar Facó a sua premiação.
A mesma já havia vencido o Desfile 2006/2007.
O Desfile foi um show: com muita empolgação, paticipação do público, vibração... fazendo do momento uma grande festa.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Evento Esportivo Comemorativo

O Evento Esportivo Comemorativo foi realizado no dia 17/12/08 dentro da programação da Festa do Distrito, tevendo a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo as comunidades de Boqueirão do Cesário, Tapuio, Surubim, Umari, Lagoa Queimada e Serra do Félix. Destaque para as equipes de Serra do Félix que foram para todas as finais em 6 categorias, sendo campeãs 4 (quatro). O Prof° Júnior (Educação Física) foi o responsável pela preparação das equipes de Serra do Félix.

Em destaque acima a equipe SUB-18 - CAMPEÃ.
.A equipe do SUB-15 de Serra do Félix também foi campeã.

Tivemos a presença dos gestores da Escola: José Joaquim (diretor) e Edvaldo Pereira (coordenador pedagógico) e do ABC: Ricélio Costa.
O ABC da Serra ficou com a parte de organização e preparação do evento, da qual foi um sucesso. Tivemos a participação da arbitragem de Beberibe, nas pessoas do Cadim e do Airton, que vieram prestigiar e colaborar com esta festa.

Ato Ecumêmico e Café da Manhã Comunitário

No dia 18/12/08 (quinta) foi realizada a alvorada de fogos (às 5 horas da manhã) com a participação da Fanfarra da Escola.
Reuniram-se Escola, ABC, fiéis e comunidade para a realização do ATO ECUMÊNICO, na praça matriz, com cânticos belíssimos. Houve a leitura do texto bíblico (lido pelo coord. do ABC - Ricélio Costa), e em seguida a pregação evangélica feita pelo co-pastor da Igreja Assembléia de Deus - José Joaquim (também diretor da Escola).

Concluímos este momento com um saboroso Café da Manhã Comunitário, na qual estiveram envolvidos pais, alunos, jovens, funcionários e fiéis da comunidade de Serra do Félix.

Ação Saúde - Equipe da Saúde de Serra do Félix

Serra do Felix comomorou nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2008 - 21 de Distrito, com a realização de várias atividades:No primeiro dia (17/12/08) houve a AÇÃO SAÚDE, promovida pela equipe de Saúde de Serra do Félix, na pessoa do Dr. Edilson (gerente e enfermeiro da Unidade), com as atividades: glicemia, pressão arterial, palestras e entrega de panfletos, oferecido a todos os idosos e pessoas da comunidade local. Neste dia houve palestra com orientações e informativos importantes para a população.

Um dos destaques desta AÇÃO foi a Higiene Bucal (com o PHD - João Paulo) onde as crianças poderam receber orientações e fazer escovação, de forma divertida e descontraída.
Na parte da noite (17/12/08) na Escola Benedito Evaristo Pinheiro houve a FEIRA DE CIÊNCIAS, envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio. O ABC teve participação importante nesta atividade.
O monitor Egberto (lado esquerdo do diretor José Joaquim) apresentou o trabalho de artes (artefatos de coco), na parceria ABC e Escola, onde produziu as peças com os alunos de sua modalidade.

Este trabalho apresentado também foi destaque, pois mostrou o cotidiano, envolvendo a matemática, no comércio.



Aqui foi construída uma casa de taipa, com vários utensílios e objetos representando a vida do sertanejo (vida do campo).